Dancando com acessorios – Elemento Veu


Sempre que se pensa em uma bailarina de DV, imaginamos uma roupa classica, uma entrada com um veu, para algumas pessoas, algo ate etereo.

Mas o elemento veu, faz parte da danca do ventre? Afinal, para quem ja assistiu o dvd The Legends e outros com bailarinas egipcias, quase nunca se ve danca com veu.

A prática da dança com véus é bastante popular no ocidente, e permite inúmeros passos, dando bastante liberdade a bailarina. O uso dos véus varia: pode-se usar de um até nove véus.
Sua origem é bastante vaga; ha quem aceite que ela está relacionada com a origem da dança dos sete véus, ou ao elemento ar, se referindo aos ventos do deserto, ou ligado aos chackras, de acordo com a cor usada e os movimentos feitos.

Mas de todas as explicacoes e textos que ja li, ao contrário do que se pensa, é uma dança de origem ocidental norte-americana, tendo sido, portanto, criada há pouco tempo, ao contrário das danças folclóricas. Hoje é uma dança extremamente popular, e mesmo os leigos na Dança do Ventre costumam entende-la e apreciá-la. O veu foi introduzido pelas bailarinas americanas, afim de enriquecer a danca e dando mais charme.
No inicio se percebe que procurava-se mais por tecidos com transparencias, hoje se opta pela beleza, onde chega a ser o elemento principal na danca.

O veu pode ser feito de tecidos variados, atualmente o mais usado e o de seda, com pinturas artisticas, ele tem uma leveza e movimento, que o tornou popular entre as bailarinas. Mas tambem se usa veus com musselini, crepe, organza cristal, tecidos metalizados. O tamanho varia de 2 a 4 metros. Em sua grande maioria, eles sao retangulares, podem apresentar outros formatos, como de meia lua, redondos, em fitas, pedacos menores e afins. O limite do uso do veu e de acordo com sua imaginacao e criatividade, sempre dentro do bom senso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: