10 lições mais importantes de Steve Jobs sobre empreendedorismo – Escola Dinheiro


Retirado do blog Escola Dinheiro

Steve Jobs faleceu ontem, aos 56 anos de idade. Ao longo das últimas 15 horas a notícia tem sido capa dos sites mais importantes do mundo, incluindo a homepage da Google, que mostrou mais uma vez, que acima dos negócios, da concorrência, e de tudo o resto, deve estar o humanismo e respeito pelo próximo. O Twitter ficou inundado de mensagens de apoio, tristeza e admiração pelo líder e visionário que Steve Jobs foi, com as hashtags #RIPSteveJobs e #ThankYouSteve a liderar praticamente os rankings em vários países por todo o mundo. O Facebook está recheado de fotografias, vídeos e citações incríveis de Steve Jobs, os noticiários abriram o dia com a notícia da morte de Steve Jobs, e o mundo ficou um lugar mais pobre.

 

Para quem é fã dos produtos produzidos pela Apple, a ligação a Steve Jobs é sem dúvida natural. Steve Jobs conseguiu mudar a forma como todos nós vemos o mundo, interagimos uns com os outros, ou simplesmente a forma como transportamos a internet no nosso bolso. Foi sem dúvida um visionário, que conseguiu deixar a sua marca no Universo em que todos vivemos, ao ponto de muitos de nós, termos sabido da sua morte, através de um aparelho que o próprio inventou. Como disse Bill Gates no seu comunicado após a morte de Steve Jobs: “I Will Miss Steve Immensely”. Todos nós iremos sentir a sua falta, por diversas razões. E é precisamente por essas razões que publicamos o artigo de hoje. Steve Jobs ensinou-nos, a todos nós, muitas lições sobre empreendedorismo, liderança, criatividade e acima de tudo, sobre saber viver. Para você que é blogueiro, webmaster, desenvolvedor, freelancer, webdesigner, ou simplesmente um curioso da internet, tome nota destas lições e aprenda a ser um visionário também, sabendo concretamente para onde você desenha caminhar e que objetivos pretende atingir.

Numa das suas citações mais populares, Steve Jobs referiu um aspecto muito importante, que infelizmente muitos blogueiros e webmasters ainda não conseguiram atingir. Tome nota:

“Your time is limited, so don’t waste it living someone else’s life.” – Steve Jobs

Basicamente, esta citação encaixa-se perfeitamente a todos aqueles blogueiros e webmasters que perdem mais tempo criticando ou desdenhando o trabalho dos seus concorrentes, do que propriamente a fazerem algo para mudar o mundo, ou simplesmente ajudar outros usuários.

1. A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR
O primeiro aspecto que salta à vista é a questão da saúde. Por mais empreendedor que você seja, por mais dinheiro que você tenha, por mais incrível que seja o seu trabalho, a sua saúde é e será sempre, muito mais importante que tudo isso. Para nós, blogueiros, a saúde é sem dúvida um aspecto muito importante a ter em consideração, especialmente porque a vida de blogueiro é altamente sedentária. Se você, tal como eu, passa dezenas de horas sentado em frente a um computador, procurando novas formas de ganhar dinheiro com os seus sites e blogs, pense também na importância do exercício físico e numa alimentação saudável. Junte-se a um grupo de amigos para correr, jogar futebol ou simplesmente inscreva-se num ginásio. Quanto mais você trabalhar com foco na sua saúde, melhores serão os seus rendimentos na sua vida profissional.

2. CONECTE OS PONTOS
Nada acontece na vida por acaso. Esta é uma das frases que mais costumo usar na minha vida, e na realidade faz todo o sentido. Aos 19 anos crie a minha primeira empresa, uma sociedade com mais três pessoas, e 2 anos e meio depois, vi-me obrigado a deixar a empresa por conflitos internos que tornaram o meu trabalho simplesmente insuportável. Nesse dia, o mundo desabou em cima de mim. O que é que eu iria fazer dali para a frente? Como é que iria ganhar dinheiro para suportar as despesas que já tinha? E a verdade é que descobri os blogs, o WordPress, e hoje faço aquilo que mais gosto, que mais quero e que desejo fazer a vida toda: escrever e ajudar milhares de pessoas a atingirem os seus objetivos. No seu discurso à Univerdade de Stanford (ver mais em baixo), Steve Jobs disse: ‎“(…)É impossível ligar os pontos olhando para a frente, consegue-se apenas olhando para trás. Mas se acreditar que no final os pontos se ligarão, terá confiança para seguir o coração e isso, fará a diferença(….)”. E hoje, quando olho para trás, aquilo que me aconteceu, foi simplesmente a melhor coisa que me podia ter acontecido na vida.

Portanto, se você perdeu o emprego, está passando dificuldades, ou simplesmente não está conseguindo rentabilizar o seu trabalho, não desanime. Continue trabalhando, procurando, estudando e tentando novas formas de dar a volta por cima. Por vezes aquilo que achamos que é o pior que nos podia acontecer, acaba sendo uma janela de oportunidades incríveis para o futuro.

3. DEDIQUE-SE AQUILO QUE VOCÊ MAIS GOSTA
No seu discurso para a Universidade de Stanford, Steve Jobs referiu a importância de você fazer aquilo de que mais gosta, ser curioso e procurar constantemente novos desafios e oportunidades para aprender mais. Para nós blogueiros, webmasters e empreendedores, este ensinamento é sem dúvida um dos mais importantes. Por mais que você queira ganhar dinheiro na internet, o mais importante, na verdade, não é o dinheiro que você ganha, mas sim o prazer que você consegue extrair daquilo que faz. Por isso que sempre falamos que quando você está procurando um nicho de mercado para ganhar dinheiro, é importante também que você escolha um nicho sobre o qual você goste de escrever ou que simplesmente o complemente e lhe dê prazer. Foi esse prazer por tipografia, usabilidade, interfaces e computação que fez com que o primeiro Macintosh tivesse tipos de fontes que ainda hoje são usadas em computadores pessoais como esse que você tem em casa.

“Do you want to spend the rest of your life selling sugared water or do you want a chance to change the world?” – Steve Jobs

4. O SUCESSO REQUER TEMPO
Steve Jobs iniciou a Apple com o seu colega Steve Wozniak e na verdade o sucesso da empresa demorou 10 anos. Esse foi o tempo necessário para a marca Apple tornar-se numa empresa no valor de 2 bilhões de dólares e uma referência de mercado. Quando escrevemos o artigo Quanto tempo demora um blog a tornar-se rentável? partilhámos um pouco dessa opinião. O sucesso demora tempo e requer muito trabalho e dedicação. Só tem sucesso com sites ou blogs antes dos 12 meses quem teve sorte e/ou já tinha uma estrutura demasiado bem montada por trás. O sucesso é algo que se conquista ao longo do tempo, com dedicação, empenho e acima de tudo muito trabalho. Quem acredita que ganhar dinheiro na internet não exige trabalho, está redondamente enganado e iludido.

“Being the richest man in the cemetery doesn’t matter to me … Going to bed at night saying we’ve done something wonderful… that’s what matters to me.” – Steve Jobs

5. RECOMEÇAR DO ZERO NÃO SIGNIFICA PERDER TUDO…
Aos 30 anos de idade, Steve Jobs foi oficialmente afastado da Apple. A empresa tinha crescido tanto, que foi necessário integrar uma outra pessoa para correr a empresa lado-a-lado com Steve Jobs. No primeiro ano correu tudo bem, mas aí começaram as divergências ao nível da visão de futuro, e ambos acabaram entrando em brigas e discussões que levaram a direcção executiva da Apple a dispensar os serviços de Steve Jobs. A verdade é que ser afastado de uma empresa que você próprio criou não significa ter de começar tudo do zero…significa que você pode dar a volta por cima e mostrar que é realmente talentoso. E foi precisamente isso que Steve Jobs fez.

Com a sua saída da Apple, Steve Jobs teve a possibilidade de voltar a ser um iniciante sem qualquer tipo de pressão no mundo empresarial, e isso fez com que entrasse num dos períodos mais criativos da sua vida profissional, tendo criado duas empresas: A Pixar, que desenvolveu o filme de animação Toy Story e foi comprada pela Disney por 7 bilhões de dólares, e a NeXT, uma empresa de tecnologias para computadores que foi comprada pela Apple, e que fez com que Steve Jobs regressa-se novamente à sua empresa mãe. Isto significa que quando você é penalizado pelo Google Panda, ou quando você perde alguns dos seus trabalhos porque o seu servidor teve problemas, isso não significa que você tenha perdido tudo. Na verdade, isso significa que você tem de ser mais criativo, olhar em redor para compreender o que você está fazendo bem e mal, e melhorar. Lutar para reconquistar aquilo que era seu, seja uma empresa, ou simplesmente o primeiro lugar do Google.

“I’m convinced that about half of what separates the successful entrepreneurs from the non-successful ones is pure perseverance.” – Steve Jobs

6. AME AQUILO QUE VOCÊ FAZ
Se você quer ter sucesso e/ou ficar na história, você tem obrigatoriamente de amar aquilo que faz. Dificilmente alguém é reconhecido pelo seu sucesso fazendo algo que detesta. Quando falámos da Lei de Pareto 80/20, explicámos que 80% dos seus rendimentos apenas provêm de 20% dos projetos que você tem. Sabe porquê? Porque esses são os projetos que você realmente alimenta e gosta de alimentar. Tudo o resto são tentativas de ser bem sucedido fazendo algo que você não gosta, simplesmente porque dá dinheiro. Se ainda não encontrou aquilo que ama, continue procurando. É certo que um dia encontrará.

“I want to put a ding in the universe.” – Steve Jobs

7. APRENDA A MUDAR
Uma das citações mais famosas de Steve Jobs é “Se você vive cada dia como se fosse o último, um dia você acerta”. Mas esta citação vale muito mais do que aquilo que se consegue ler. Esta citação significa mudança. Steve Jobs, olhava no espelho todos os dias e perguntava para si próprio: “Se hoje fosse meu último dia de vida, eu desejaria estar fazendo o farei hoje?”. Quando a resposta era negativa vários dias seguidos, Steve sabia que tinha de mudar alguma coisa. Isto significa que quando você não tem prazer fazendo aquilo que faz, você tem obrigatoriamente de mudar e procurar um novo caminho, uma nova abordagem. Só dessa forma você conseguirá retirar prazer da sua vida profissional e alcançar mais facilmente o sucesso.

“I’m as proud of what we don’t do as I am of what we do.” – Steve Jobs

8. NÃO SE PREOCUPE COM O QUE OS OUTROS PENSAM
Quando você sabe concretamente o que pretende atingir e para onde deseja se direccionar, aquilo que os outros falam ou pensam, pouco interessa. O mais importante no mundo dos negócios e da internet, é você seguir o coração e fazer aquilo que deseja fazer, sem medo de falhar ou errar. Isto aplica-se a praticamente todos os modelos de negócio e muito concretamente à internet e à blogosfera. Não tenha medo daquilo que as pessoas pensam ou falam sobre você, quando você tem a certeza do caminho que pretende percorrer para atingir os seus objetivos.

“You can’t just ask customers what they want and then try to give that to them. By the time you get it built, they’ll want something new.” – Steve Jobs

9. PROCURE SEMPRE MELHORAR
Numa das suas citações mais populares, Steve Jobs diz “Sejam tolos, sejam famintos”. O que isso significa concretamente é que você deverá sempre procurar ser melhor do que é, ou simplesmente melhorar aquilo que já tem consigo. Quer você tenha um site ou um blog, que até gera um rendimento bastante grande, você irá sempre conseguir melhorar. Nunca estar satisfeito com aquilo que se tem, é extremamente importante para se conseguir melhorar e alcançar novos objetivos. E na internet, quem para, simplesmente morre. Procure estudar mais, investir mais em si e nos seus projetos e melhorar a cada dia que passa, seja através de análises de SEO, do melhoramento da escrita dos seus conteúdos, ou pela introdução de um novo layout em seus projetos.

“Remembering that I’ll be dead soon is the most important tool I’ve ever encountered to help me make the big choices in life.” – Steve Jobs

10. SEJA SEMPRE HUMILDE
A humildade é algo que não nasce com todos nós, pelo que é necessário cultivá-la. Intitular-se como “O melhor” ou “O Guru” não faz de si um profissional mais humilde, antes pelo contrário. Deixe que sejam os seus usuários a definir o seu grau de qualidade. Deixe que sejam as críticas a dizer quem você é, e resuma-se simplesmente a tentar fazer melhor a cada dia que passa. Steve Jobs foi sempre, durante o seu reinado, um profissional humilde e respeitador, e essa é a razão pela qual o mundo inteiro, hoje, admira o trabalho que realizou em vida.

“Innovation distinguishes between a leader and a follower.” – Steve Jobs

http://www.youtube.com/watch?v=DcqwkdTvTzs

 

Uma resposta para 10 lições mais importantes de Steve Jobs sobre empreendedorismo – Escola Dinheiro

  1. Prudencio disse:

    Steve Jobs foi um marco para a tecnologia, o mundo dos negócios e empreendedorismo.
    Com certeza sua influências vão permanecer.
    Gostei da matéria

    Abraços Prudêncio

    http://blogdoprudencio.wordpress.com/
    http://www.planejese.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: