Orientação para Estudos em Dança Oriental por Lulu Sabongi


Este artigo é para quem participou da pré este ano, e também para aquelas que gostariam de um direcionamento técnico em seu trabalho.

Segue uma lista de critérios, que ao serem explorados de forma organizada e concentrada, podem lhe oferecer maior qualidade e estrutura em sua forma de dançar.

Esta foi a lista que mantive em mente, quando analisei cada um dos DVDs recebidos neste ano.

Critérios para serem analisados nos dvds da pré seleção:

Entrada 

1.    Entrada, qualidade de entrada, calma e eixo

2.    trabalho com véus, desenvolvimento e habilidades previamente estruturados

3.    momento da entrada apropriado ou não. Toda música clássica tem o momento adequado de entrada, portanto a escolha da bailarina exemplifica sua preparação e conhecimento.

Música clássica 

1.     deslocamentos, respeitando a dinâmica e solicitação sonora.

2.     expressão facial e capacidade dramática

3.     Aproveitamento espacial

4.     Base dos pés e linha das pernas. Elegância e qualidade durante o movimento.

5.     Diferença entre contagem de tempo e interpretação musical

6.     noção das  mudanças de humor na música e respeito às frases melódicas. Como aproveitar da melhor maneira o arranjo orquestral, e os solos presentes na peça musical.

7.     qualidade da meia ponta – Linha postural

8.     Definição e limpeza na execução dos passos

9.     Os braços como moldura de seu corpo – Harmonia e delicadeza. Concepção da movimentação dos mesmos e dinâmica dentro da dança.

10. Qualidade da emenda entre os passos – quebra ou fluidez

11. giros

12. diversidade no repertório de passos

13. Leitura poética da melodia – redondos, oitos e ondulações

14. Decomposição de passos e criatividade
Construção da finalização.

Variações na qualidade de execução:

Efeitos que podem ser acoplados aos passos dependendo da forma como a técnica é utilizada:

•         Diferença entre o forte e o fraco

•         Intenso e delicado

•         Grande e pequeno

•         Acentos secos ou com reverberação

•         Movimentos longos ou curtos

•         O tamanho do som deve ser o tamanho do movimento

Em outras palavras, o movimento deve ser igual em intensidade, intenção, e duração ao som que o provoca. A procura da harmonia perfeita entre som e movimento. Seu corpo é a música em cena!

Música moderna 

1.    informalidade

2.    expressão com o público

3.    capacidade criativa mesmo quando a música é linear

Solo de percussão

1.      grau de dificuldade dos passos escolhidos

2.      elemento surpresa

3.      variações na qualidade da execução

4.      relaxamento ao estar dançando

5.      presença de palco

Folclore 

1.    Compreensão do estilo escolhido

2.    traje

3.    variação de passos

4.    capacidade criativa

Lulu Sabongi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: